Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

HguN celebra 80 anos

          O Hospital de Guarnição de Natal completa seus 80 anos de existência. De hospital de guerra e maternidade, o HGuN participou, ao longo de sua história, da construção de várias outras histórias...

  • Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 08h20
  • Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 11h21
imagem sem descrição.

Natal (RN) - O Hospital de Guarnição de Natal completa seus 80 anos de existência. De hospital de guerra e maternidade, o HGuN participou, ao longo de sua história, da construção de várias outras histórias.

          Ao prestar a assistência à saúde na Guarnição de Natal, o HGuN fortalece a cada dia os laços entre as Organizações Militares e participa efetivamente da vida em particular da família militar. Por este motivo celebrar estes 80 anos significa um reconhecimento por parte da família HGuN e por aqueles que de alguma forma contribuem e contribuiram para o sucesso desta Organização Militar de Saúde.

          As comemorações tiveram início no dia 12 de agosto de 2021 com a realização de um Ato Ecumênico que contou com a presença de representantes das Igrejas Católicas e Protestante, assim como da denominação Espírita. Um momento de fé para agradecer pelas bênçãos recebidas, de prece pelos dias que virão e de comunhão pelo repartir o pão e pelos desafios que são enfrentados diuturnamente por esses nobres guerreiros.

          No dia 13 de agosto foi realizada num primeiro momento uma formatura cujo o empenho dos militares do hospital abrilhantou o evento demonstrando coesão no desempenho das funções militares. Nesta oportunidade foram entregues os Diplomas de “Amigo do Hospital” aos companheiros de farda e civis que de alguma forma contribuíram de alguma forma para o alcance do sucesso da instituição no desempenho de suas funções.

          Em seguida, foi realizada a inauguração de uma placa em homenagem póstuma a Sra. Maj Jurema Maíra Cruz Camargo, militar do HGuN, que dedicou sua trajetória de vida aos pacientes do hospital, principalmente e mais recentemente aos acometidos pela Covid-19. A Maj Jurema, infelizmente, foi abatida nesse combate, mas deixou um grande legado de determinação, abnegação as suas próprias necessidades, comprometimento com a Força e com a vida dos que sofriam acometidos pelos males dessa vida e, dessa forma, permanece viva nos corredores do hospital e principalmente nos corações dos que tiveram a honra de conviver com a militar e médica exemplares.

         A última solenidade referiu-se ao lançamento do Selo Comemorativo aos 80 anos do HGuN realizada através de uma cerimônia presidida pelos Correios, assim como o lançamento da moeda comemorativa do HGuN. A solenidade foi realizada no auditório do hospital com a presença das principais autoridades convidadas, dentre elas o Sr. Gen Bda Carlos José Rocha Lima, Cmt da 7ª Bda Inf Mtz; do Sr. Cel Antonio Guercio, Inspetor de Saúde da 7ª Região Militar, nos quais a Ten Cel Andréa Guimarães Gurgel, Diretora do HGuN, saudou e agradeceu pelo apoio dado a esta OMS sempre que lhe foram solicitados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página